7º Fórum CNT de Debates tem a participação da ANSEGTV


O Diretor Jurídico da ANSEGTV (Associação Nacional de Segurança e Transporte de Valores), Max Tavares Madruga, representou a entidade no 7º Fórum CNT de Debates – Segurança Pública e a Atividade Transportadora, realizado no dia 22 de novembro, em Brasília.

O evento reuniu empresários de todos os setores do transporte, autoridades nacionais e especialistas para debater os desafios e propor soluções para a segurança pública no segmento.

Dentre os participantes, estiveram o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa; o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino; e o diretor da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, Leonardo Barchini.

Representantes da ANSEGTV, COAF e PF

Em sua fala, o ministro Flávio Dino elencou as principais ações desenvolvidas pela sua pasta ao longo de 2023, para coibir roubo de cargas, tráfico de drogas, depredação de patrimônio e outras práticas que trazem prejuízos para o setor.

“Os dados mostram uma queda na ocorrência de incidentes, mas isso não se reflete na percepção das pessoas. Então, nós não temos um problema quantitativo, mas, sim, qualitativo. O problema está na configuração dos crimes. Hoje, não se fala mais de um ‘crime de varejo’, e, sim, de imensas cadeias produtivas articuladas com ‘atacadistas do crime’”, disse Dino.

Além do evento na parte da manhã, um grupo de trabalho coordenado pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), com o apoio da CNT, se reuniu, na parte da tarde, para debater a criação de planos de ação para o combate aos crimes no setor de transporte. Este grupo contou com representantes da segurança pública de todo o país e entidades privadas que representam o setor de transporte, inclusive a ANSEGTV

“Foi um evento muito enriquecedor. É importante esse diálogo com autoridades e representantes do setor de transportes. Seguimos à disposição para contribuir com ideias e propostas“, afirmou Max.