30/05/2023 - 12h22 | ANSEGTV
|O IPLD (Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento ao Terrorismo) realizou nos dias 23 e 24 de maio a 5º edição de seu Congresso Internacional, o maior da América Latina na área. A ANSEGTV (Associação Nacional de Segurança e Transporte de Valores) foi uma das apoiadoras do evento.
O objetivo do seminário foi promover conhecimentos e integração entre o mercado, especialistas e profissionais estratégicos que atuam com integridade corporativa.
O primeiro dia contou com a participação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Ele destacou a importância do evento. “É muito importante ter eventos como esse do IPLD, para incentivar a coragem em seguir pelo certo, e a não desistir de trazer mais segurança empresarial. Afinal, a integridade dentro do mundo dos negócios faz toda a diferença para a economia e para a sociedade", disse.
Gerson Romantini, chefe da Divisão de Supervisão de PLD-FT do Banco Central do Brasil, defendeu a inovação como meio para combater fraudes financeiras. “A principal temática para qualquer setor financeiro é a inovação, por isso o uso intensivo das técnicas de ciências de dados tem se mostrado uma grande aliada para minimizar os riscos de fraudes, dos pequenos aos grandes bancos.”
No segundo dia, David Luna, presidente do Grupo de Especialistas em Comércio Anti-Ilícito da OCDE, ressaltou as dificuldades do combate ao terrorismo. “Muitos grupos de terrorismo ainda são descentralizados, dificultando a investigação, e ainda houve um aumento da radicalização no período da Covid 19. É preocupante o crescimento do financiamento ao terrorismo”, disse.
Sobre compliance e ESG, Vânia Vieira, secretária executiva da Controladoria Geral da União (CGU), afirmou que o foco do órgão hoje é a integridade pública e privada. “Mas, hoje, o setor privado está à frente no quesito integridade, pelas questões avançadas de Compliance e ESG integradas nas empresas. Grandes desafios das corporações são se adequar aos preceitos éticos da sociedade”, declarou.
Max Tavares Madruga, diretor jurídico da ANSEGTV, acompanhou o congresso e elogiou a qualidade das apresentações. “Foi uma grande oportunidade de aprendizado. Foram abordados temas importantes para a área de guarda e transporte de valores. A ANSEGTV defenderá sempre o diálogo e eventos como esse”, disse.
© Copyright - 2025 - Todos os Direitos Reservados. | Política de Privacidade