Polícia Federal elabora manual de prevenção à lavagem de dinheiro


A Polícia Federal elaborou um Manual de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e contou com o apoio da Associação Nacional de Segurança e Transporte de Valores (ANSEGTV) na produção do documento. A entrega da publicação aconteceu em Brasília, na sede da Coordenação-Geral de Controle de Serviços e Produtos (CGCSP/PF), no último dia 18 de fevereiro.

Na ocasião, estiveram presentes o Delegado Federal Dr. Licínio Nunes de Moraes Netto, Coordenador-Geral da CGCSP/DIREX/PF, a Delegada Federal Dra. Denise Vargas Tenório, Chefe da DICOF/CGCSP/DIREX/PF, o presidente da ANSEGTV, Gabriel Damasceno, e o diretor jurídico da entidade, Max Madruga.

Sede do Cade

O documento tem como base a Instrução Normativa n° 132, emitida pela Coordenação-Geral de Controle de Serviços e Produtos, da Polícia Federal, em 14 de novembro de 2018. O manual lista as obrigações e medidas de prevenção a serem adotadas pelo mercado de transporte de valores, especialmente as comunicações a serem feitas pelas empresas ao COAF, e será enviado a todas as empresas do setor e aos órgãos reguladores e fiscalizadores do segmento.

Criada em fevereiro do ano passado, a ANSEGTV representa os interesses das pequenas e médias empresas de transporte de valores, com 16 associadas em 25 estados e no Distrito Federal.

Entre seus objetivos, a associação visa a constante troca de informações com autoridades para o desenvolvimento do segmento de Segurança Privada e a defesa da ética e da livre concorrência no mercado.