Recuperação econômica passa pela vacinação


Em meio a tantas incertezas e dificuldades, a liberação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do uso emergencial das primeiras vacinas contra a Covid-19 no Brasil trouxe esperança e otimismo.

A ANSEGTV acompanha com atenção os desdobramentos da medida e defende a campanha de imunização. A ordem estipulada pelas autoridades deve ser respeitada. A população mais vulnerável, idosos e profissionais da linha de frente do combate à pandemia devem e precisam ser vacinados antes que os demais.

Pessoa preparando a vacina do COVID
Tânia Rego/Agência Brasil

É necessário também debater alternativas para agilizar e acelerar a proteção dos profissionais envolvidos em outras atividades essenciais.

Profissionais do setor de transportes foram incluídos recentemente no grupo prioritário para receber a vacina. Segundo o governo, estão nesta lista caminhoneiros, portuários, funcionários de companhias aéreas, metroferroviários, entre outros. Não há ainda data definida para a imunização dessas categorias.

Importante lembrar o papel das transportadoras de valores na pandemia. Principalmente com o auxílio emergencial, a circulação de dinheiro e o abastecimento de caixas eletrônicos foi essencial.

Considerado serviço essencial, o setor nunca parou e pôde ajudar a população em um período tão conturbado.

Empresas estão dispostas a colaborar com os governos na aquisição dos medicamentos. Sem uma vacinação em massa, célere, o processo de retomada das atividades e de criação de empregos tende a levar mais tempo.

O setor de serviços, por exemplo, vem dando mostras de recuperação. Em novembro de 2020, mesmo em meio ainda a tantas dificuldades, o segmento cresceu 2,6% frente a outubro, segundo o IBGE.

Uma ampla imunização, sem dúvidas, ajudaria a alavancar e acelerar ainda mais essa recuperação.