Webinar destaca importância do planejamento tributário


O assessor tributário da ANSEGTV (Associação Nacional de Segurança e Transporte de Valores), Andrey Ferreira, e Rubens Tavares, sócio da BMS Projetos & Consultoria, debateram em webinar nesta terça-feira (28) questões previdenciárias em tempos de pandemia.

O planejamento tributário foi um dos assuntos principais do evento. Andrey destacou que a medida é essencial para se atingir um fluxo de caixa mais rentável e, para isto, foram apresentadas algumas alternativas que podem ser estudadas pelas empresas para levantamento de créditos, retificações e compensações.

Rubens explicou que, devido ao momento atual, cresceu o número de empresas em busca de serviços especializados em recuperação de créditos previdenciários.

Andrey Ferreira

Os especialistas esclareceram ainda como as empresas podem se beneficiar de oportunidades previdenciárias no cenário de crise, como a redução de riscos, incluindo passivos de contribuições para o INSS e os decorrentes de acidentes do trabalho.

Segundo Andrey, a pandemia acelerou processos e obrigou as empresas a se adaptarem. “Estamos vivendo dez anos em três, quatro meses”, disse o tributarista.

Andrey ressaltou ainda que a legislação ganhou força e que as últimas medidas anunciadas pelo governo reforçam a necessidade de sua correta interpretação.

O planejamento tributário ganha ainda mais relevância devido ao calendário que se tem pela frente, reforçou Rubens. O diferimento de três meses das contribuições previdenciárias, por exemplo, terminou. “Também temos a primeira parcela do décimo terceiro em novembro”, lembrou.